O marketing desperta o desejo de compra, sendo responsável por gerar no cliente a certeza de que aquele serviço ou produto que está sendo apresentado é o que ele precisa.
Conforme podemos verificar, ações de marketing visam a conquista e manutenção de clientes, realizadas não só com o fim de impulsionar vendas, mas de estreitar o relacionamento com eles.
Para que isso aconteça, as organizações precisam ter um preço competitivo em relação aos seus competidores no mesmo segmento de atuação, ser disponibilizado em canais de distribuição com potencial de compra e ser promovido para o público correto.
Para ficar mais claro, precisamos que a seguinte equação funcione: produto certo, preço certo, local certo e estratégia de comunicação assertiva direcionada ao consumidor certo.
Embora o marketing crie condições para que o produto ou serviço que a empresa oferece ao mercado seja produzido e adaptado aos desejos e necessidades do cliente, de modo que a venda seja consequência da realização de estratégias de marketing bem planejadas, você deve concordar que, ao passar pelas gôndolas de um supermercado, esses produtos não saltarão para dentro do seu carrinho de compras. E por que é assim?
A resposta é que nós profissionais de marketing temos que entender a venda como resultado de um processo bem feito de identificação dos desejos e necessidades dos clientes e a especificação deles em ofertas de produtos e serviços que satisfaçam essas necessidades.
A venda, então, é a consequência de uma ação de marketing bem planejada e executada. Infelizmente, ainda nos dias atuais muitas organizações adotam a ideia da venda como algo que deve ser realizado para satisfazer as necessidades e desejos do vendedor!
A venda é concretizada pelos estímulos gerados pelo marketing e colhe os frutos das ações estratégicas bem delineadas (prospecção, comunicação, atendimento e obtenção de informações, pré-venda, venda e pós-venda) e é sustentada de forma correta e coerente com os interesses da empresa e seu público. A venda é possibilitada pela demanda gerada pelo marketing.
Para finalizar, temos que deixar bem claro que os objetivos da força de vendas da empresa devem estar sempre alinhados com as estratégias de marketing criadas.
Espero que você tenha gostado.
Até a próxima!
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