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Foto do escritorKarol Martins

“Dê às pessoas um produto de que gostem, e elas ficarão felizes em divulgar”

Muitas marcas se empenharam com afinco neste Carnaval para levar ações diferenciadas ao público e gravarem seus nomes na memória dos foliões. Essa dedicação tem explicações que, obviamente, vão além da simples participação no maior evento cultural do país.


Segundo um estudo da Toluna, plataforma de coleta de dados sobre o consumidor, as empresas que patrocinam diretamente algum bloco ou fazem alguma ação durante o Carnaval de rua são lembradas por 67% das pessoas que participaram da festa.


Além disso, 63% das pessoas acreditam que essas empresas melhoram a estrutura das festas, 75% afirmam que as marcas ficam mais conhecidas por estarem nesses ambientes e 68% dizem que com as ações durante o Carnaval, as marcas ficam mais próximas do público.


Com números assim, não é de surpreender a grande quantidade de empresas envolvidas no Carnaval 2024, em ações das mais variadas.


O grande destaque vai para o Ifood. Se tornou a marca campeã do Carnaval de SP e RJ por conseguir sobressair sua presença na cidade toda, apostando na distribuição de viseiras e pochetes vermelhas com seu logo. Parece simples (e é), mas pense que isso foi feito em uma quantidade gigantesca, o suficiente para fazer da empresa a grande presença desse Carnaval.





Em todos os blocos, em todas as regiões das cidades, você via diversas pessoas com a viseira vermelha do iFood. Muita gente aproveitou até mesmo para customizar o acessório e usá-lo como fantasia no dia seguinte.




Outra Grande marca que fez o mesmo foi o Mercado Pago, distribuindo buckets e bandanas por toda a cidade.


E não são só marcas grandes que podem utilizar essa estratégia por ai não. Apostar em brindes personalizados é uma excelente maneira de divulgar e fixar a sua marca. Afinal, além de oferecer um presente criativo e útil, você terá a oportunidade de aumentar a lembrança do negócio.


Os brindes promocionais são uma ótima estratégia de marketing para ganhar exposição de marca. Pense que toda vez que a pessoa utilizar uma caneca personalizada da sua empresa, ela estará a divulgando.


Eles também permitem criar uma aproximação muito maior com o público. Os brindes criativos fazem com que os clientes se surpreendam e, ao mesmo tempo, entendam na prática a importância e os diferenciais da sua empresa.


Em outras palavras, brindes úteis e surpreendentes realmente possuem um impacto positivo na mente dos clientes. Portanto, muito mais do que um presente, esse é um investimento que trará retorno para a sua empresa.


Jonah Berger, no livro “Contágio: Porque as coisas pegam” define:


“Resíduo comportamental são os traços ou vestígios físicos que a maioria das ações ou comportamentos deixam em seu rastro (…) Quando publicamente visíveis, esses vestígios facilitam a imitação e proporcionam chances de os indivíduos falarem sobre produtos ou ideias relacionados”.

Ou seja, quanto mais público um produto ou serviço, mais ativa as pessoas a agir. Quanto mais fácil de ver uma coisa, mais as pessoas falam dela. Por muitos anos nós consumimos coisas em caráter privado, mas sabemos que hoje não funciona mais assim. Transmitimos, através de nossas redes sociais, nossas observações, comentários, nossa validação de produtos ou serviços.


“Uma ideia, produto ou comportamento anuncia a si mesmo quando as pessoas o consomem”. Jonah Berger

Você acaba criando uma memória positiva em relação à marca. Ou seja, nós clientes nos motivamos a retribuir a atitude. Essa retribuição pode vir na forma de um agradecimento, recomendação ou até mesmo na decisão de compra.


Uns podem considerar loucura e gasto dar brindes, o Ifood e Mercado Pago, um investimento!

 

Conhece outras ações como esta? Conta pra gente!

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